Kia Forum banner

Posição da corrente da árvore de cames?

1 reading
129K views 12 replies 5 participants last post by  Haydenbrexrode  
#1 ·
Tentando alinhar corretamente a corrente da árvore de cames, usando o diagrama em anexo.

Tenho a cambota no PMS (Ponto Morto Superior) e a árvore de cames de escape (esquerda no diagrama) na marca (o furo na polia da correia alinha com o ponto vermelho atrás).

No entanto, na árvore de cames de escape (esquerda no diagrama), há uma linha cortada na caixa CWT no topo... mas na parte de trás na roda dentada da corrente (lado da árvore) há um corte em semicírculo na roda dentada logo abaixo dos dentes.

Na roda dentada da árvore de cames de admissão (direita no diagrama), há uma marca de triângulo (como no diagrama), mas na parte de trás (lado da árvore) há outra marca de triângulo (10 dentes de distância).

Parece que a Kia/ tenta confundir qualquer pessoa que faça por conta própria!

Quais marcas são corretas para usar?

Attachments

#2 ·
Eu iria com o seu instinto e não com a imagem. Normalmente, diagramas como estes são mais universais, e você encontrará pequenas alterações aqui e ali. Se você chegou ao seu virabrequim, você tem habilidade suficiente para usar seu julgamento sobre esse tipo de discrepância de diagrama.

#3 ·
Acabei de fazer um trabalho nas válvulas no Hyundai Accent 1.6L de 2008 do meu filho (o mesmo que o do RIO)... O CVT na árvore de cames de admissão e na árvore de cames de escape têm marcações do outro lado (dentro do motor) e se você inverter a imagem (olhe para o outro lado de ambas as árvores de cames) você as verá... Olhe também para os dois primeiros lóbulos da árvore de cames se afastando da corrente... Eles apontam um para o outro --> <-- ... A corrente tem dois elos pretos nos quais as marcações devem estar... Tenha cuidado com o tensor da corrente no centro, pois ele é de plástico e pode quebrar e aperte os parafusos de acordo com o manual do motor KIA/Hyundai... Mantenha a corrente tensa na parte inferior e a folga na parte superior... A mola tensora quebrou em seu 1.6L e todas as 8 válvulas de admissão estavam tortas... Eu substituí as válvulas e as lapidei nos assentos das válvulas da cabeça e o motor funciona bem... Use uma nova junta da cabeça, tampa de válvulas e junta de escape e você está pronto... Dave

• Like
Reactions: nazifiy947
#4 · (Edited)
Posição da corrente da árvore de cames
A metade dos parafusos da cabeça do cilindro (no lado do escape) está colocada em um local muito ruim.....por baixo da árvore de cames.....então a árvore de cames de escape precisa ser removida para chegar até eles.....isso cria a possibilidade de cometer um erro ao alinhar a corrente.
Só me pergunto, este é um design "especial" da Kia/Hyundai, ou outros constroem motores assim?
O diagrama provou ser totalmente inútil por causa das marcas confusas em ambos os lados das engrenagens.
No final, eu apenas usei uma abordagem de senso comum:
Coloque o Cil1 no PMS (orifício na árvore de cames de escape alinhado com o ponto vermelho), então faça com que os balancins de admissão e escape do Cil1 fiquem na mesma altura (medindo a distância da ponta dos lóbulos ao suporte do balancim).
O tensor de mola também é um dispositivo "especial".....mola dentro, e o óleo flui por alguns pequenos orifícios.... ele age como um cilindro com alguns atrasos
A parte superior mantém a corrente a uma distância fixa, a parte inferior aplica tensão.
Mola quebrada = mola de má qualidade!
Meu problema começou com uma chaveta (clip de retenção) quebrada na árvore de manivelas, mantendo a polia da correia dentada na posição......resultando em válvulas tortas!
Obrigado por todas as respostas!

#5 ·
Outros carros asiáticos pequenos fazem isso. e alguns VW antigos. Eu não brinquei com coisas pequenas o suficiente além dessas para confirmar, mas não é apenas a Hyundai.

#6 ·
Só que... Você deveria ficar feliz em saber que esses motores do tipo "interferência" SOBREVIVEM para funcionar por mais um dia... (geralmente sem um trabalho importante na cabeça)... Eu comprei uma ferramenta especial de remoção de retentor de válvula que se parece com um punção central grande... Eu tornei a remoção e reinstalação das válvulas FÁCIL... O aperto adequado é OBRIGATÓRIO com as cabeças de alumínio... Espero que você TENHA assentado as válvulas nos assentos das válvulas... pois este é um GRANDE erro para os primeiros trabalhos de válvulas... Elas não vão assentar corretamente e você terá baixa compressão (se houver)... No 1.6L do meu filho, a mola do tensionador da correia dentada quebrou, permitindo que a correia dentada fosse rasgada (tinha 5k naquela correia) e o tempo mecânico escorregasse... Com meu trabalho (gratuito) e peças da rockauto.com, colocamos ele de volta na estrada por menos de $300... Feliz que não fosse um 2.0L usado nos Elantras e Spectras, pois eles realmente se autodestroem com válvulas passando pelo topo dos pistões... Eu vi dois dos 1.6L com apenas válvulas de admissão tortas.... Mantenha-nos informados sobre seu resultado... Dave

#7 ·
Posição da corrente da árvore de cames --P0016 P0016 - Posição da cambota - Correlação da posição da árvore de cames

O motor parece estar a funcionar bem, talvez com uma ligeira perda de potência, no entanto, a luz de verificação do motor acende e a ferramenta de digitalização mostra P0016 - Posição da cambota - Correlação da posição da árvore de cames

Fiz uma pesquisa sobre este erro: --O computador conta os impulsos de sinal do sensor da cambota e do sensor da árvore de cames....se não corresponder às configurações ideais.....ERRO P0016 !

É fácil estar fora um dente na correia de distribuição, por isso refiz a correia de distribuição para ter a certeza de que está nas marcas entre a cambota e a árvore de cames (árvore de cames de escape)....ainda estou a receber o mesmo erro !

No entanto, como o sensor da árvore de cames está em cima da árvore de cames de admissão, agora suspeito do desalinhamento da CORRENTE entre elas.

Infelizmente, para o alinhamento da CORRENTE, encontrei 3 instruções (ver imagens em anexo) e elas são diferentes:

A instrução #1 as marcas estão longe nas laterais, árvore de cames de escape por volta das 9h, árvore de cames de admissão por volta das 15h
A instrução #2 as marcas estão no topo/perto do topo, 4 elos de corrente entre
A instrução #3 as marcas estão no topo/perto do topo, 5 elos de corrente entre

Penso que a melhor ajuda seria, se alguém me pudesse dizer, o que devo ver quando estiver no PMS e olhar para o buraco do sensor da árvore de cames....qual é a posição desse emissor de sinal?
O sensor da árvore de cames sai muito facilmente, apenas um parafuso de 10 mm, depois rodar e levantar.
(ver imagem em anexo do emissor de sinal da árvore de cames)

Quaisquer sugestões serão apreciadas!

Attachments

#8 ·
A posição correta, para o motor cvvt G4ED, é a primeira imagem que você postou. Os marcadores são fáceis de ver, então você não pode errar. Se o relatório obd P0016, seu motor está fora de fase! Por favor, poste uma foto do outro lado (passageiro-direito) da came. Este é o meu:

Image

Você pode ver, com o marcador da polia da árvore de cames da correia dentada na posição (o pequeno orifício centrado no marcador da cabeça do cilindro), na outra came há um orifício que deve estar na mesma posição:

Image

ATENÇÃO: MINHA VERSÃO É 1.4 SEM CVVT, então não posso garantir que em 1.6 a posição seja a mesma, mas até onde sei a posição do marcador do lado direito não muda de 1.4 para 1.6. Em qualquer caso, use os marcadores nas cames e na corrente, também sem um esquema são evidentes para ver em ambos e, acima de tudo, não ligue o motor se não tiver 100% de certeza, ou poderá causar danos. Estes são motores de interferência!

Attachments

#9 · (Edited)
posição da corrente da árvore de cames

obrigado por "blkid" pela resposta e pelas fotos

entretanto, usei a minha cabeça do cilindro "sobressalente" (válvulas tortas) para descobrir as coisas:

isto é quando você está olhando para as coisas do lado do motorista (bateria/filtro de ar)

--dois elos de corrente de um lado são pintados de preto--difícil de ver quando está nadando em óleo
--a ranhura no tambor CVVT é uma marca
--na roda dentada da corrente de admissão, há uma marca de seta/triângulo logo abaixo de um dente

então tudo o que eu precisava fazer é:

1) colocar a cambota e a árvore de cames em PMS
2) alinhar o centro do elo da corrente preta com a marca da carcaça CVVT
3) alinhar o centro do outro elo da corrente preta com a marca da seta da roda dentada de admissão
deve haver 6 elos de corrente entre os dois elos de corrente pretos

há mais marcas em ambas as rodas dentadas da corrente no lado interno, apenas ignore-as

usou meu dispositivo ELM 327 OBD e o programa Scantool para apagar P0016, ele se foi agora!
Obrigado por todo o apoio e ajuda!:)

Attachments

#10 · (Edited)
obrigado por "blkid" pela resposta e pelas fotos

entretanto, usei a minha cabeça do cilindro "sobressalente" (válvulas dobradas) para descobrir as coisas:

isto é quando você está olhando para as coisas do lado do motorista (bateria/filtro de ar)

--dois elos de corrente de um lado são pintados de preto --difícil de ver quando está nadando em óleo
--a ranhura no tambor CVVT é uma marca
--na roda dentada da corrente de admissão, há uma marca de seta/triângulo logo abaixo de um dente

então tudo o que eu precisava fazer é:

1) colocar a cambota e a árvore de cames no PMS
2) alinhar o centro do elo da corrente preta com a marca da carcaça CVVT
3) alinhar o centro do outro elo da corrente preta com a marca da seta da roda dentada de admissão
deveria haver 6 elos de corrente entre os dois elos de corrente pretos

há mais marcas em ambas as rodas dentadas da corrente no lado interno, apenas ignore-as

usei o meu dispositivo ELM 327 OBD e o programa Scantool para apagar P0016, já foi!
Obrigado por todo o apoio e ajuda!:
Se você vir sua segunda foto:
Image

A posição do marcador das cames parece boa. Os marcadores da corrente não estão em fase em relação às cames porque girá-los perde a sua posição e é normal. Se você colocar a corrente na posição com os seus marcadores nos marcadores das cames, a posição de ambas as cames é a mesma. Então, na sua nova cabeça do cilindro, use os 2 marcadores na roda dentada das cames, centrados nos marcadores da corrente e o trabalho está feito!

Se você puder remover a corrente da cabeça do cilindro quebrada, poste uma foto de ambos os lados da corrente. Em um dos 2 lados, 2 malhas têm cores diferentes.

Edição: este é o esquema da parte das cames para a versão cvvt:

Image

Edição 2: OK, vendo melhor a foto, parece que você já tem marcadores de corrente bem posicionados que, em comparação com a minha versão, são mais escuros (na minha corrente, em vez disso, os marcadores de malha são bronze/ouro). Eu não li toda a sua mensagem!!!

#11 · (Edited)
Posição da corrente da árvore de cames

Obrigado pelas informações e lista de peças,
Passaram-se alguns dias e tudo está a funcionar bem, sem mais código de erro
Aqui estão mais algumas fotos de perto, os elos de corrente "pretos" são mais visíveis
Não tenho a certeza, o que fazer com a cabeça do cilindro antiga?
Tem pelo menos 4 válvulas dobradas, vale a pena substituí-las e vendê-la ou mantê-la como sobressalente?

Attachments

#12 ·
Normalmente, uma válvula torta também estraga a sede da válvula (depende de quanto ela está torta), então é muito provável que também seja necessário retificar as sedes das válvulas. Se você comprou uma nova cabeça de cilindro, mantenha-se na antiga, evitando gastar outro dinheiro. Você pode reutilizar os bons componentes como peças de reposição, esperando nunca precisar deles!

#13 ·
Kia/hyundai 1.6L cvvt G4ED posição da corrente da árvore de cames.

Ok, é muito fácil acertar, acabei de fazer isso.
1º: coloque a came de escape no PMS, há um pequeno orifício na engrenagem de sincronização e um entalhe no rolamento externo (fora da cabeça) se eles estiverem alinhados, sua came de escape está no PMS. Do lado onde está sua corrente, há um entalhe localizado diretamente acima do dente mais alto da roda dentada.
2º: no lado do passageiro da came de admissão, há um orifício na extremidade do eixo. Certifique-se de que está voltado para cima. Localize a marca na parte traseira da came de admissão (em direção ao lado do motorista), há uma pequena seta em um dos dentes.
3º: encontre os dois elos de corrente de cor diferente (mais escuros). Coloque um deles no dente sob o entalhe na came de escape e outro no dente com a seta na came de admissão. Deve haver 6 elos entre as duas marcas ou um total de 8 elos contando de uma marca para a outra. Deve haver folga na parte superior da corrente e tensão na parte inferior. O orifício no lado do passageiro da came de admissão ainda deve estar voltado para cima.