Kia Forum banner

Problema do ar condicionado Kia Sorento EX 2014

2 reading
161K views 99 replies 42 participants last post by  LMP  
#1 ·
Agora tenho 14.000 milhas no meu Kia Sorento 2014. Ao dirigir para visitar parentes no sábado (uma viagem de duas horas), o ar condicionado estava ajustado para 69 graus. Cerca de uma hora e 15 minutos após o início da viagem, o fluxo de ar das saídas de ar começou a ficar mais fraco e mais fraco. Abaixei a temperatura e a velocidade do ventilador para alta e, eventualmente, o fluxo de ar parou completamente. Você podia ouvir o ventilador em alta velocidade funcionando, mas nenhum ar estava saindo das saídas de ar. Tenho evidências em vídeo disso, caso alguém queira que eu poste o vídeo. Alguém mais teve esse problema? Tenho notado o fluxo ficando mais fraco em várias ocasiões, mal conseguindo manter a cabine fria, mas nunca o fluxo de ar parou completamente até sábado.

#7 ·
Problemas de ar em 2014

Acabei de deixar meu Sorento 2014 na concessionária para fazer alguns trabalhos e contei a eles sobre o problema com o ar condicionado. Basicamente, em viagens longas (quando o carro atinge a temperatura de operação), o ar para de fluir pelas saídas de ar e esquenta. O ventilador está soprando, mas nada está saindo. Este é um problema intermitente. Voltarei com o que o revendedor diz e agradeceria qualquer informação que outras pessoas tenham sobre este problema.

#8 ·
Alguém tem alguma atualização sobre isso? Nós experimentamos isso no nosso Kia Sorento Limited de 2 dias. Eu tinha o assento do motorista ventilado ligado e o ar condicionado em baixa. Parecia estar tudo bem até cerca de uma hora e meia de viagem. Também tínhamos alterado a temperatura do passageiro para não tão baixa. Tive que desligar o ar condicionado e ligá-lo novamente para voltar a sentir o ar soprando. Parecia que o ar estava soprando, mas não dava para sentir.

#9 ·
Alguém tem alguma atualização sobre isso? Tivemos essa experiência no nosso Kia Sorento Limited, com 2 dias de uso. Eu tinha o assento do motorista ventilado ligado e o ar condicionado no mínimo. Parecia estar tudo bem até cerca de uma hora e meia de viagem. Também tínhamos alterado a temperatura do passageiro para não tão baixa. Tive que desligar o ar condicionado e ligá-lo novamente para que o ar voltasse a soprar. Parecia que o ar estava soprando, mas não dava para sentir.
Você verificou por quais saídas de ar ele deveria estar soprando? Ele escolhe quais saídas usar no modo automático, dependendo das necessidades de temperatura. Você pode apertar o botão do clima a qualquer momento para verificar isso.

#10 ·
Tive um problema com a função AUTO que não desligava. O fluxo de ar parece estar bom, mas recebi meu SX em julho e, embora quisesse fluxo de ar manual à noite (sem ar condicionado), o ar condicionado ligava. Descobri que clicar no botão de ar condicionado manual, depois desligar, permitia obter apenas fluxo de ar de fora. Não sei. Tem sido complicado. Também tive o MODO (mesmo no manual) mudando repentinamente. Exemplo: ele mudava para ventilação/chão automaticamente pela manhã, embora eu o tivesse configurado para ventilação apenas na noite anterior.

Novamente, não sei. Relatei isso à minha concessionária e eles responderam... inutilmente. Algumas coisas no Sorento podem ser muito automáticas para o seu próprio bem.

#11 ·
Como você desligou a função AUTO?

Com o meu 2012, não há um "desligado" real. No entanto, ao alterar manualmente cada função, essa função não é mais controlada pelo controle climático.

Por exemplo, você pressiona AC ligado/desligado, ou a recirculação ou o modo ou a ventoinha. À medida que cada um é ajustado manualmente, ele não é mais controlado automaticamente. No entanto, os outros itens que não são ajustados manualmente continuam a ser controlados automaticamente. Portanto, se você pressionar apenas AC ligado/desligado, a ventoinha e o modo, etc., ainda mudam de acordo com o controle automático.

Eu não vi ou testei um 2014. Isso é apenas das minhas observações no meu 2012. YMMV. Deixe-nos saber se isso funcionou.

#12 ·
Como você desligou a função AUTO?

Com o meu 2012, não há um verdadeiro "desligar". No entanto, ao alterar manualmente cada função, essa função não é mais controlada pelo controle climático.

Por exemplo, você pressiona AC ligado/desligado, ou a recirculação ou o modo ou o ventilador. À medida que cada um é ajustado manualmente, ele não é mais controlado automaticamente. No entanto, os outros itens que não são ajustados manualmente continuam a ser controlados automaticamente. Portanto, se você pressionar apenas AC ligado/desligado, o ventilador e o modo, etc., ainda mudam de acordo com o controle automático.

Eu não vi ou testei um 2014. Isso é apenas das minhas observações no meu 2012. YMMV. Deixe-nos saber se isso funcionou.
Isso está exatamente certo, os 2014 funcionam da mesma maneira. Nenhuma função real de "desligar", apenas altere manualmente cada configuração.

#13 ·
Minha esposa tentou ajustá-lo. Entramos nos controles de clima e dissemos para soprar no chão e em nós, mas não pareceu fazer diferença. Com certeza vou ficar de olho nisso. Somos novos proprietários, então pode ser algo que não fizemos ou que fizemos que causou isso. Postarei após nossa próxima viagem mais longa.

#14 ·
Uau!! Finalmente estou sentado na sala de espera do departamento de serviço esperando que meu revendedor Kia "conserte" meu ar condicionado. Finalmente foi lançado um Boletim de Serviço Técnico em 15 de outubro para o ar condicionado das unidades Sirento fabricadas de janeiro de 13 a setembro de 13. Manterei você informado sobre este reparo e se ele funciona!!

#15 ·
Acho que o ar condicionado continua a funcionar mesmo que eu ajuste manualmente a velocidade da ventoinha (o AUTO desliga no visor do clima). Até perguntei ao meu concessionário sobre isso, porque às vezes lá fora está fresco o suficiente. Descobri que se eu ligar manualmente o ar condicionado com o botão A/C e depois desligá-lo, o ar condicionado realmente desliga. Tenho quase certeza... :)

Sknowski, onde você viu este Boletim de Serviço Técnico? Obrigado.

#16 ·
Ok, acabei de ler o novo TSB para o ar condicionado. Acontece que o problema que as pessoas estão tendo é bastante básico. Em áreas com maior umidade, o evaporador está congelando, o que bloqueia o fluxo de ar. Problema bastante padrão, possível na maioria dos sistemas de ar condicionado. Com base em quanto tempo o meu passa no modo "recirc" no modo automático, não estou surpreso. Parece que eles reprogramam a unidade lógica para o sistema HVAC para fazê-lo passar mais tempo no modo "fresh". Antigamente, isso acontecia com frequência quando as pessoas o deixavam em "MAX A/C" por muito tempo (é só isso que o max é, é recirculação).

Então, se você mora em um clima úmido que fica quente no verão, deve planejar fazer este TSB até a próxima primavera.

#17 ·
Ok, acabei de ler o novo TSB para o A/C. Acontece que o problema que as pessoas estão tendo é bem básico. Em áreas de maior umidade, o evaporador está congelando, o que bloqueia o fluxo de ar. Problema bastante comum, possível na maioria dos sistemas de ar condicionado. Com base em quanto tempo o meu passa no modo "recirc" no automático, não estou surpreso. Parece que eles reprogramam a unidade lógica para o sistema hvac para fazê-lo passar mais tempo no modo "fresh". Antigamente, isso acontecia com frequência quando as pessoas o deixavam em "MAX A/C" por muito tempo (é só isso que max é, é recirc). Então, se você mora em um clima úmido que fica quente no verão, deve planejar fazer este TSB até a próxima primavera.
Encontrei este TSB neste fim de semana. Liguei para a Central Kia em Plano TX e ele está ciente disso. Estou levando-o esta semana. Encontrei as informações em https://www.kiatechinfo.com/Index.asp Tive que criar uma conta (use o IE com o modo de compatibilidade, a propósito), mas consegui todo tipo de brindes, incluindo o TSB e versões para download dos livros.

#19 ·
Eu acabei de postar isso no tópico "pedido de atualização de firmware":

Eu voto por uma opção para desligar completamente o controle AUTO do ar condicionado. Gosto de ter o ventilador ligado quase o tempo todo, mas mesmo que eu ligue o ventilador manualmente, o controle AUTO do ar condicionado é ativado. Eu sempre tenho que apertar/ciclar o botão MODE para desligar o controle AUTO do ar condicionado. Verifiquei isso durante o verão (com ar condicionado) e agora que está frio, com o aquecedor.

(A menos que haja uma maneira de fazer isso e eu não tenha descoberto??)

#20 ·
Acabei de postar isso no tópico "pedido de atualização de firmware":
Vou ter que dar uma olhada nesse tópico...
Eu voto por uma opção para DESLIGAR completamente o controle automático do ar condicionado.
Eu também... se estiver fresco, mas não frio (digamos 10c/50f), o aquecimento estará ligado inicialmente, mas se o interior aquecer muito, ele ligará o ar condicionado quando eu preferiria apenas reduzir a saída de calor ou abrir uma janela. Não há necessidade de ligar o ar condicionado o tempo todo quando fica um pouco quente.

Como você, eu mantenho o ventilador em baixa o tempo todo para evitar o embaçamento do para-brisa dianteiro quando está frio lá fora. Mesmo durante uma chuva suave de verão à noite, a janela embaçará devido à alta umidade e à temperatura externa amena. Ligar o ar condicionado simplesmente não é necessário quando a temperatura ambiente é confortável e removerá o embaçamento do para-brisa.

Não descobri uma maneira de desativar os modos automáticos, a menos que você desligue completamente o ventilador e use apenas a ventilação. Mas isso geralmente não é suficiente para remover o embaçamento do para-brisa.

#21 ·
Se estiver em qualquer parte do para-brisa, ele sempre usará o ar condicionado.

A maneira de contornar isso é puxar o fusível do ar condicionado ou o relé da embreagem do ar condicionado.

#24 ·
Isso é verdade, o ar condicionado liga em (quase) todos os carros quando o desembaciador é selecionado para desumidificar o ar. Mas, PLP... puxar o fusível? Cara, extremo. :)

Mas, não há dúvida de que é excessivamente complicado apenas ter a ventoinha funcionando sem o ar condicionado ou aquecedor ligado no KIA Sorento. Se alguma coisa, o motorista deve ser capaz de ignorar qualquer configuração, desde que não prejudique o veículo ou comprometa a segurança. E, obter ar externo sem ar condicionado ou aquecedor deve se enquadrar facilmente nessa categoria.

#26 ·
Mas, PLP... puxar o fusível? Cara, extremo. :)
Fusível do A/C apenas, cara. :D Só para não permitir que o compressor ligue. Sim, eu fiz isso em alguns carros "domésticos" porque não consegui desativar a lógica.
Chama-se Defogging Logic e usa o A/C para secar o ar (página 4|144). Pressione os botões de velocidade do ventilador para ajustar o ventilador e o Auto desliga. Em seguida, pressione o botão Mode para selecionar onde você quer que o ar sopre, definindo-o para Descongelar. Em seguida, enquanto mantém o botão A/C pressionado, pressione o controle de entrada 5 vezes rapidamente em 3 segundos. Ele deve piscar para indicar que a lógica de desembaçamento está desativada. Repita para ativar o recurso de desembaçamento. Legal...
Ótimo. Essa é exatamente a mesma maneira de desativar a lógica em sistemas manuais de controle de clima. Eu não sabia que seria exatamente o mesmo procedimento.

#27 ·
Sim, descobri isso há algum tempo, que o compressor sempre funciona com o controle de clima ligado, mesmo que a luz verde do ar condicionado não esteja acesa. O modo "lógica de descongelamento" do manual do proprietário o colocará no modo manual, mas o descongelamento não ligará o compressor, a menos que você o faça manualmente. Eu fiz isso no meu Sportage EX 2011.

#28 ·
Mas, Defrost não ligará o compressor
Talvez isso seja verdade no Sportage, mas 2007 Optima, 2012 Sorento, 2007 Rondo, Elantra's (2004 XD, 2009 HD e 2013 GD), 1997 Plymouth Neon, 2002 Dodge Intrepid, 2006 Dodge Durango - todos ligariam o compressor quando em modo de degelo.Esses são todos os carros que eu possuí ou dirigi e o Sportage não está lá, então não vou discutir.

#30 ·
Uau, compatível! Obrigado por encontrar essa informação no manual e postá-la. Na minha região, não há necessidade de manter o ar condicionado ligado porque nossa umidade é muito baixa. Vou reler toda essa seção para ver o que mais perdi.

O que eu não entendo é por que uma configuração como essa não está nas Configurações do Usuário? É quase como um truque de jogo que você tem que digitar no seu controle: A-A-B-X-X-Y... estúpido. :)

#31 ·
Uau, compatível! Obrigado por encontrar essa informação no manual e postá-la. Na minha região, não há necessidade de manter o ar condicionado ligado porque nossa umidade é muito baixa. Vou reler toda essa seção para ver o que mais perdi.
Eu não li o manual em papel... Baixei o PDF da Kia e faço pesquisas por informações quando preciso descobrir algo. Muito mais fácil do que folhear páginas. A maior parte das coisas eu descobri sozinho, mas essa questão precisava de esclarecimentos, então tive que ler um pouco.
:lol:

#36 ·
Notei que no meu Kia Sorento ex de 2014, enquanto o aquecimento está ligado, as saídas de ar traseiras sopram ar frio enquanto as saídas de ar dianteiras têm ar quente. Mais alguém notou isso? Eu também tive o problema do ar condicionado.
Sim, eu também notei isso. Mesmo depois de uma viagem de 20-30 minutos... ainda ar frio (ou meio frio).

#34 ·
Você tem controle de clima dual?
Além disso, tenha em mente que leva tempo para os dutos traseiros aquecerem antes de fornecer ar quente.

#37 ·
Eu faço. Olhei no manual e para sua informação, eles sugerem fechar as saídas de ar traseiras que sopram no rosto ao usar o sistema de aquecimento
Sim, eu também notei isso. Mesmo depois de uma viagem de 20-30 minutos... ainda ar frio.
Agora que você mencionou isso - não tenho certeza, mas acho que eles mencionaram em algum lugar aqui que as saídas de ar superiores estão sempre frias... poderia ser?
Consulte o manual ou pesquise aqui.
Se eu encontrar um momento, posso fazer isso por você... somente SE.

#38 ·
Quando precisamos de calor, eu me certifico de que a ventoinha está desligada até que a temperatura do motor esteja bem acima de frio... se não na faixa operacional normal. Então eu ligo a ventoinha e coloco o modo em saídas duplas... nos pés e para fora do painel. Funciona bem o suficiente. E, claro, ligamos os aquecedores dos assentos. Estamos quentinhos quando chegamos ao IHOP para o café da manhã.