Kia Forum banner

Reboque de 5000 lbs com o Sorento - Mitos e factos

148K views 441 replies 64 participants last post by  Tripplec  
#1 ·
Olá, eu sou o Rocky e sou novo no fórum.

Eu vi muitos fóruns questionando o reboque com o Sorento, com muitas pessoas não encontrando respostas devido aos concessionários não serem úteis. Felizmente, meu revendedor me deu algumas respostas. Para esclarecer, estes são para o Sorento 2016 com um motor V6 classificado para 5000 libras.

Mito 1 - Como um veículo monobloco, não é recomendado usar um sistema de distribuição de peso no Sorento. ERRADO!
FATO: Se você planeja rebocar algo pesado o suficiente para precisar de freios de reboque, um WDS é altamente recomendado para maior manuseio e segurança. Recomenda-se usar um WDS com controle de oscilação embutido em vez de uma barra de oscilação separada.

Mito 2 - Se algo acontecer ao rebocar uma carga grande, a garantia não cobrirá. ERRADO!
FATO: Contanto que você reboque dentro dos limites do veículo descritos no manual do proprietário, a garantia cobrirá. NOTA: O peso da língua do reboque deve ser levado em consideração ao calcular o GVWR do veículo de reboque (Sorento). Se o GVWR do seu Sorento for de 1100 libras (como o meu de 7 lugares é) e o peso da língua do seu reboque for de 450 libras, você só tem 650 libras restantes de capacidade de transporte de pessoas e carga dentro do Sorento. O peso do reboque ainda pode ser de até 5000 libras.

Mito 3 - Usar um sistema de distribuição de peso pode aumentar a capacidade de peso do seu reboque e peso da língua em 25%. ERRADO!
FATO: Usar um WDS é o que o leva ao máximo de 5000 libras. Fazer isso sem um seria muito inseguro e desaconselhável.

Mito 4 - Passar fios pelo seu Sorento para freios de reboque é muito caro e pode afetar sua garantia.
FATO: É difícil passar esses fios e pode se tornar uma complicação de garantia se você tiver problemas elétricos futuros no carro, pois essa nova fiação não será coberta por não ser um recurso padrão do carro. A melhor maneira de evitar isso é usar um módulo de controle de freio sem fio, como o Tekonsha Prodigy RF. É mais caro para comprar, mas muito mais fácil de instalar e evita quaisquer futuras questões de garantia. Ele também pode utilizar o plugue de 4 pinos padrão com um simples adaptador de 7 pinos.

Com esses esclarecimentos, também gostaria de adicionar alguns conselhos ou recomendações para reboque em geral, pois as pessoas parecem ter mal-entendidos. Em primeiro lugar, é completamente normal ver RPMs mais altos ao navegar com um reboque. Isso é verdade mesmo em picapes. O RPM do motor não é a maior preocupação, mas sim a temperatura da transmissão. Em caminhões e algumas vans, existe um modo TOW HAUL, que não está presente no Sorento. No entanto, o MODO SPORT faz algo muito semelhante, pois permite que o motor gire mais alto para evitar que a transmissão tenha que mudar com frequência para cada pequena mudança de inclinação na estrada. É especialmente importante tentar evitar mudar com frequência, pois o Sorento não possui um medidor de temperatura da transmissão. Siga essas considerações e a única coisa que você precisa ficar de olho é a temperatura do seu motor.

O Sorento não é de forma alguma uma picape, mas isso não significa que ele não possa rebocar. Na verdade, ele ganhou muitos prêmios na Europa por ser um bom carro de reboque, pois as picapes são uma raridade. No entanto, aqui estão considerações extras ao rebocar.

Cruzeiro em RPMs mais altos do que descarregados é normal, mas forçar o carro a rebocar um reboque em velocidades mais altas na rodovia NÃO É BOM, e isso é um fato para qualquer veículo de reboque. No modo esportivo, o Sorento permanecerá na rodovia principalmente em 4ª marcha e exibirá aproximadamente 2800 RPM a 90 km/h. Esta é uma ótima velocidade de reboque em terreno plano. Ir mais rápido causará estresse extra no veículo e pior quilometragem de gás... e por quanto ganho? Nessa configuração, você verá melhor do que 20L por 100km de quilometragem de gás. SE VOCÊ ESTIVER COM PRESSA PARA ACAMPAR, VOCÊ ESTÁ DERROTANDO O PROPÓSITO DE ACAMPAR EM PRIMEIRO LUGAR. Além disso, quando você vir uma subida chegando, aumente sua velocidade para ganhar impulso sem mudar (permanecendo em 4ª, não excedendo 100 km/h) e, em seguida, deixando a velocidade diminuir lentamente enquanto você está subindo para tentar chegar ao topo sem mudar para 3ª. Se você tiver uma inclinação longa e íngreme, basta subir a colina a 70 km/h. SE AS PESSOAS ATRÁS DE VOCÊ FICAREM IMPACIENTES TÃO FACILMENTE, SEUS PROBLEMAS FORAM ENRAIZADOS MUITO ANTES DE VOCÊ APARECER. Acampar é para ser relaxante e a experiência de reboque deve ser a mesma. Não deixe que os outros arruínem sua viagem e não destrua seu carro tentando contentar os outros. Além disso, eles provavelmente estão apenas com inveja do seu novo equipamento :p.

#3 ·
Olá, sou Rocky e sou novo no fórum.

Tenho visto muitos fóruns questionando o reboque com o Sorento, com muitas pessoas não encontrando respostas devido aos concessionários não serem úteis. Felizmente, meu revendedor me deu algumas respostas. Para esclarecer, estes são para o Sorento 2016 com um motor V6 classificado para 5000 lbs.

Mito 1 - Como um veículo monobloco, não é recomendado usar um sistema de distribuição de peso no Sorento. ERRADO!

FATO: Se você planeja rebocar algo pesado o suficiente para precisar de freios de reboque, um WDS é altamente recomendado para maior manuseio e segurança. Recomenda-se o uso de um WDS com controle de oscilação embutido em vez de uma barra de oscilação separada.

Mito 2 - Se algo acontecer ao rebocar uma carga grande, a garantia não cobrirá. ERRADO!

FATO: Contanto que você reboque dentro dos limites do veículo descritos no manual do proprietário, a garantia cobrirá. NOTA: O peso da língua do trailer deve ser levado em consideração ao calcular o GVWR do veículo de reboque (Sorento). Se o GVWR do seu Sorento for de 1100 lbs (como é o meu de 7 lugares) e o peso da língua do seu trailer for de 450 lbs, você só tem 650 lbs restantes de capacidade de transporte de pessoas e carga dentro do Sorento. O peso do trailer ainda pode ser de até 5000 lbs.

Mito 3 - Usar um sistema de distribuição de peso pode aumentar o peso do seu trailer e a capacidade de peso da língua em 25%. ERRADO!

FATO: Usar um WDS é o que o leva ao máximo de 5000 lbs. Fazer isso sem um seria muito inseguro e desaconselhável.

Mito 4 - Passar fios pelo seu Sorento para freios de reboque é muito caro e pode afetar sua garantia.

FATO: É difícil passar esses fios e pode se tornar uma complicação de garantia se você tiver problemas elétricos futuros no carro, pois essa nova fiação não será coberta por não ser um recurso padrão do carro. A melhor maneira de evitar isso é usar um módulo de controle de freio sem fio, como o Tekonsha Prodigy RF. É mais caro de comprar, mas muito mais fácil de instalar e evita quaisquer futuras questões de garantia. Ele também pode utilizar o plugue de 4 pinos padrão com um simples adaptador de 7 pinos.

Com esses esclarecimentos, também gostaria de adicionar alguns conselhos ou recomendações para reboque em geral, pois as pessoas parecem ter mal-entendidos. Em primeiro lugar, é completamente normal ver RPMs mais altos ao navegar com um trailer. Isso é verdade mesmo em picapes. O RPM do motor não é a maior preocupação, mas sim a temperatura da transmissão. Em caminhões e algumas vans, existe um modo TOW HAUL, que não está presente no Sorento. No entanto, o MODO SPORT faz algo muito semelhante, pois permite que o motor gire mais alto para evitar que a transmissão tenha que mudar com frequência para cada pequena mudança de inclinação na estrada. É especialmente importante tentar evitar mudar com frequência, pois o Sorento não possui um medidor de temperatura da transmissão. Siga essas considerações e a única coisa que você precisa ficar de olho é a temperatura do motor.

O Sorento não é de forma alguma uma picape, mas isso não significa que ele não possa rebocar. Na verdade, ele ganhou muitos prêmios na Europa por ser um bom carro de reboque, pois as picapes são uma raridade. No entanto, aqui estão considerações extras ao rebocar.

Cruzeiro em RPMs mais altos do que descarregados é normal, mas forçar o carro a rebocar um trailer em velocidades mais altas na rodovia NÃO É BOM, e isso é um fato para qualquer veículo de reboque. No modo esportivo, o Sorento permanecerá na rodovia principalmente em 4ª marcha e mostrará aproximadamente 2800 RPM a 90 km/h. Esta é uma ótima velocidade de reboque em terreno plano. Ir mais rápido causará estresse extra no veículo e pior quilometragem de gás... e por quanto ganho? Nesta configuração, você verá melhor do que 20L por 100km de quilometragem de gás. SE VOCÊ ESTIVER COM PRESSA PARA ACAMPAR, VOCÊ ESTÁ DERROTANDO O PROPÓSITO DE ACAMPAR EM PRIMEIRO LUGAR. Além disso, quando você vir uma subida chegando, aumente sua velocidade para ganhar impulso sem mudar (permanecendo em 4ª, não excedendo 100 km/h) e, em seguida, deixando a velocidade diminuir lentamente enquanto você está subindo para tentar chegar ao topo sem mudar para 3ª. Se você tiver uma inclinação longa e íngreme, apenas suba a colina a 70 km/h. SE AS PESSOAS ATRÁS DE VOCÊ FICAREM IMPACIENTES TÃO FACILMENTE, SEUS PROBLEMAS FORAM ENRAIZADOS MUITO ANTES DE VOCÊ APARECER. Acampar é para ser relaxante e a experiência de reboque deve ser a mesma. Não deixe que os outros arruínem sua viagem e não destrua seu carro tentando contentar os outros. Além disso, eles provavelmente estão apenas com inveja do seu novo equipamento :p.
Ótimo artigo. Você pode nos dizer como obter algumas informações sobre este "WDS". Isso é algo que a concessionária tem que instalar? Além disso, você diz anular a garantia na questão da fiação. No meu AWD V6 (LX), tenho duas junções de chicote de fios na parte traseira do lado do motorista protegidas por um protetor contra respingos. Você está falando sobre a fiação dessas conexões PARA o trailer (CURT ou outro modelo) que anulará a garantia? Ou estou bem, pois eles parecem já estar conectados? Eu sempre assumi que todo mundo já tem essas duas conexões de fiação funcionando na parte de trás, não é?

#8 ·
Ótima redação. Você pode nos dizer como obter algumas informações sobre este "WDS". É algo que a concessionária tem que instalar? Além disso, você diz anular a garantia na fiação. No meu AWD V6 (LX), tenho duas junções de chicote de fios na parte traseira do lado do motorista, protegidas por um protetor contra respingos. Você está falando sobre a fiação dessas conexões PARA o trailer (CURT ou outro modelo) que anulará a garantia? Ou estou bem, já que eles parecem já estar com fios? Sempre presumi que todos já tivessem essas duas conexões de fiação funcionando na parte traseira, não?
Quando mencionei a anulação da garantia, quis dizer que, se outros trabalhos de garantia com eletricidade tiverem que ser feitos em seu carro no futuro, a primeira coisa que eles farão é retirar os freios do trailer, pois eles não são um recurso padrão do veículo. Então você terá que pagar a conta para substituí-los do seu próprio bolso. O uso de um controlador de freio sem fio evitaria esses problemas.
Quanto ao sistema de distribuição de peso (WDS), isso é algo que NÃO é embutido no veículo de reboque. É um engate especialmente construído que desliza em seu receptor de 2 polegadas e se conecta à lança do trailer. O que o WDS faz é, literalmente, usar o peso da lança do trailer para puxar a extremidade dianteira do veículo de reboque para baixo e distribuir o peso do trailer pela extremidade dianteira e traseira do carro. Isso evita a queda da extremidade traseira e melhora muito o manuseio e a segurança ao puxar uma carga mais pesada. O tipo preferido de WDS para o Sorento é um com controle de oscilação embutido, que ajuda muito contra a oscilação do trailer causada por ventos cruzados e veículos grandes passando.

Você pode instalar o WDS sozinho ou com a ajuda da loja de trailers onde você compra seu trailer. Eles ajudarão você a ajustar o ângulo do engate e as barras de torção para a configuração ideal para sua combinação trailer/veículo. A ideia é ter o veículo de reboque, as barras de torção e o trailer todos retos e paralelos ao solo.

#4 ·
FATO: É difícil passar esses fios e pode se tornar uma complicação de garantia se você tiver problemas elétricos futuros no carro, pois essa nova fiação não será coberta por não ser um recurso padrão do carro. A melhor maneira de evitar isso é usar um módulo de controle de freio sem fio, como o Tekonsha Prodigy RF. É mais caro para comprar, mas muito mais fácil de instalar e evita quaisquer questões de garantia futuras. Ele também pode utilizar o plugue de 4 pinos padrão com um simples adaptador de 7 pinos.
Image

#90 ·
O peso da língua está escrito no manual do proprietário e muda dependendo do ano e modelo. O meu é 500 lbs.
Tanta desinformação sobre isso por aí, e provavelmente é culpa da Kia. O manual CANADENSE para os modelos 2016-2018 lista o peso da língua como 500 lb com o pacote Trailer & V6 (referido como Lambda II 3.3 nos manuais); no entanto, a versão americana do manual (presumivelmente o mesmo carro?) o tem em 350 lb.

Por que a diferença?!? Infelizmente para nós, americanos, essa língua de 350 lb é realmente limitante quando pensávamos que tínhamos 5.000 lb para brincar.

#11 ·
Eu instalei meu próprio controlador de freio. Você puxa a energia diretamente da bateria. Eu passei pelo orifício na parede corta-fogo. Eu tirei a cobertura e passei todos os meus fios sob o carro. Nada que eu fiz poderia anular uma garantia.
Verdade, e as chances de você ter algum problema elétrico em um KIA são mínimas para a vida útil do carro. E se a concessionária tentar me cobrar por um serviço de garantia, não importa as alterações que eu tenha feito, atualizando o rádio jukebox a moedas ou o que for, eles terão uma briga em suas mãos.

#13 ·
Olá, sou o Rocky e sou novo no fórum.

Tenho visto muitos fóruns questionando o reboque com o Sorento, com muitas pessoas não encontrando respostas devido aos concessionários não serem úteis. Felizmente, meu revendedor me deu algumas respostas. Para esclarecer, estas são para o Sorento 2016 com um motor V6 com capacidade para 5000 libras.

FATO: Se você planeja rebocar algo pesado o suficiente para precisar de freios de reboque, um WDS é altamente recomendado para maior manuseio e segurança. Recomenda-se usar um WDS com controle de oscilação embutido em vez de uma barra de oscilação separada.

FATO: Contanto que você reboque dentro dos limites do veículo descritos no manual do proprietário, a garantia cobrirá. NOTA: O peso da língua do reboque deve ser levado em consideração ao calcular o GVWR do veículo de reboque (Sorento). Se o GVWR do seu Sorento for 1100 libras (como é o meu de 7 lugares) e o peso da língua do seu reboque for 450 libras, você só tem 650 libras restantes de capacidade de transporte de pessoas e carga dentro do Sorento. O peso do reboque ainda pode ser de até 5000 libras.

Mito 3 - Usar um sistema de distribuição de peso pode aumentar a capacidade de peso e peso da língua do seu reboque em 25%. ERRADO!
FATO: Usar um WDS é o que o leva ao máximo de 5000 libras. Fazer isso sem um seria muito inseguro e desaconselhável.

FATO: É difícil passar esses fios e pode se tornar uma complicação de garantia se você tiver problemas elétricos futuros no carro, pois essa nova fiação não será coberta por não ser um recurso padrão do carro. A melhor maneira de evitar isso é usar um módulo de controle de freio sem fio, como o Tekonsha Prodigy RF. É mais caro para comprar, mas muito mais fácil de instalar e evita quaisquer futuras questões de garantia. Ele também pode utilizar o plugue de 4 pinos padrão com um simples adaptador de 7 pinos.

Com esses esclarecimentos, também gostaria de adicionar alguns conselhos ou recomendações para reboque em geral, pois as pessoas parecem ter mal-entendidos. Em primeiro lugar, é completamente normal ver RPMs mais altos ao navegar com um reboque. Isso é verdade mesmo em picapes. O RPM do motor não é a maior preocupação, mas sim a temperatura da transmissão. Em caminhões e algumas vans, existe um modo TOW HAUL, que não está presente no Sorento. No entanto, o MODO SPORT faz algo muito semelhante, pois permite que o motor gire mais alto para evitar que a transmissão precise mudar com frequência para cada pequena mudança de inclinação na estrada. É especialmente importante tentar evitar mudar com frequência, pois o Sorento não possui um medidor de temperatura da transmissão. Siga essas considerações e a única coisa que você precisa ficar de olho é a temperatura do motor.

Cruzeiro em RPMs mais altos do que descarregados é normal, mas forçar o carro a rebocar um reboque em velocidades mais altas na rodovia NÃO É BOM, e isso é um fato para qualquer veículo de reboque. No modo esportivo, o Sorento permanecerá na rodovia principalmente em 4ª marcha e mostrará aproximadamente 2800 RPM a 90 km/h. Esta é uma ótima velocidade de reboque em terreno plano. Ir mais rápido causará estresse extra no veículo e pior quilometragem de gás... e por quanto ganho? Nesta configuração, você verá melhor do que 20L por 100km de quilometragem de gás. SE VOCÊ ESTIVER COM PRESSA PARA ACAMPAR, VOCÊ ESTÁ DERROTANDO O PROPÓSITO DE ACAMPAR EM PRIMEIRO LUGAR. Além disso, quando você vir uma subida chegando, aumente sua velocidade para ganhar impulso sem mudar (permanecendo em 4ª, não excedendo 100 km/h) e, em seguida, deixando a velocidade diminuir lentamente enquanto você sobe para tentar chegar ao topo sem mudar para 3ª. Se você tiver uma inclinação longa e íngreme, apenas suba a colina a 70 km/h. SE AS PESSOAS ATRÁS DE VOCÊ FICAREM IMPACIENTES TÃO FACILMENTE, SEUS PROBLEMAS FORAM ENRAIZADOS MUITO ANTES DE VOCÊ APARECER. Acampar é para ser relaxante e a experiência de reboque deve ser a mesma. Não deixe que os outros arruínem sua viagem e não destrua seu carro tentando agradar os outros. Além disso, eles provavelmente estão apenas com inveja do seu novo equipamento :p.
Se a rodovia tiver velocidades mínimas postadas, digamos 60 ou 65MPH, é seguro ir a 60 mph (96,56kph), ou isso seria forçar muito?

#14 ·
Se a rodovia tiver velocidades mínimas indicadas, digamos 60 ou 65 mph, é seguro ir a 60 mph (96,56 km/h), ou isso seria forçar a barra?
Eu tenho rebocado regularmente a 65 a 70 mph em eco e padrão e o carro não está procurando marchas. Acabei de levá-lo para a revisão da transmissão após 7000 milhas de direção pelas passagens de montanha do sudoeste, incluindo a passagem de Wolf Creek no Colorado, por todo o Yellowstone e Wyoming, e depois para Washington algumas semanas depois. A concessionária Kia não teve avisos ou preocupações sobre a condição do óleo ou como ele estava dirigindo, exceto pelo boletim de serviço da transmissão que eles fizeram substituindo um sensor.

#17 ·
Sim, e nunca reboque no modo eco. Ele aumenta as marchas muito rapidamente e força o motor. Muito melhor no modo esportivo, pois mantém as marchas por mais tempo. E subindo colinas, reduza a marcha manualmente e você pode manter a velocidade.

#19 · (Edited)
Tenho um reboque 5x10 que reboco ocasionalmente com meu sorento 2017. Eu diria que os freios do reboque são quase obrigatórios para qualquer coisa, exceto um reboque muito pequeno. Mesmo com o reboque vazio, ele empurra com bastante força durante a frenagem, pois os freios do sorento são bons para si mesmos, mas muito inadequados para reboque. …..
1.000% de acordo. Eu faço reboque há mais de 30 anos e, durante esses anos, costumo dizer às pessoas para esquecerem as leis de frenagem / reboque de reboques em sua área específica. Sério.... re: Na minha região específica, a lei afirma que qualquer reboque carregado (incluindo o peso do reboque) com mais de 3.000 libras precisa de seus próprios freios (no reboque). Na minha opinião, esta lei deve ser descartada e substituída por algo que faça sentido para "reboque seguro". Para mim, eu simplesmente pego o peso máximo da capacidade de carga traseira do veículo (também conhecido como: Capacidade de Carga). Se o peso do reboque for maior que a capacidade de carga, o reboque acoplado estará exercendo muita pressão nos freios de fábrica do veículo. Com isso em mente, "no meu mundo de reboque seguro", qualquer um dos reboques que pode transportar mais de 1.500 libras tem seus próprios freios. Sim. Dois dos meus cinco reboques têm seus próprios freios totalmente elétricos / ajustáveis. Na minha opinião, esta regra de reboque seguro deve ser a lei em todas as regiões - não apenas na Califórnia, EUA. Isso funciona para mim - depois de substituir vários rotores de freio dianteiros empenados - por usar NENHUM e / ou freios de tamanho inadequado no reboque acoplado.

#18 ·
Em relação à distribuição de peso. Alguém encontrou uma resposta real sobre se podemos usá-los no Sorento?

Minha concessionária não pôde me dar uma resposta direta.
O manual não menciona isso.
Nenhum engate que eu possa encontrar lista como classificado para engates WD.

Meu pensamento é que ele não pode lidar com um.

Existe alguém que puxe trailers pequenos com o Sorrento (faixa de 3500-4500 lb) que possa comentar sobre a queda quando não estiver usando WD? Estamos pensando em atualizar de nosso pequeno trailer, e não consigo descobrir se posso usar WD, usarei amortecedores de oscilação de qualquer maneira, mas gostaria de ter algumas informações reais sobre WD.

#25 ·
Em relação à distribuição de peso. Alguém encontrou uma resposta real sobre se podemos usá-los no Sorento?
Minha concessionária não pôde me dar uma resposta direta.
O manual não menciona isso.
Nenhum engate que eu possa encontrar para ele lista como classificado para engates WD.
Meu pensamento é que ele não pode lidar com um.
Eu encontrei :)

Eu tive que pesquisar sobre isso porque não há resposta direta no manual. E porque a concessionária KIA de Calgary, onde comprei o Sorento, não me respondeu.
Primeiramente, comecei com a instalação de um engate. No site da eTrailer para o engate Sorento, encontrei a nota "Não classificado para uso com sistemas de distribuição de peso". Fiz uma pergunta e recebi uma resposta deles, você pode lê-la pelo link: https://www.etrailer.com/question-458521.html
Em poucas palavras, os engenheiros da eTrailer colocaram esta nota apenas porque: "a estrutura da carroceria do veículo à qual o engate se prende não pode suportar a força adicional considerável que a alavancagem de um sistema aplicaria sem causar danos". Então eles nem verificaram esta declaração com o fabricante do veículo! Na verdade, como alguns outros fornecedores de engates de terceiros.
Fiz a mesma solicitação ao serviço de instalação de engate U-Haul. Eles fornecem serviço de instalação de engate e engate Sorento (p/n: 78290) aqui pelo link: Guia de instalação do engate - Modelo 78290
Em poucas palavras, a resposta da U-Haul foi: não há restrições para usar WDS, basta manter o peso da língua e o peso do trailer na faixa exigida pelo fabricante do veículo.
Em seguida, fiz a solicitação diretamente para a KIA-Canada (não para uma concessionária!). Consulte o pdf em anexo - sua resposta.
Em poucas palavras: "tanto o controle de oscilação quanto o engate de distribuição de peso podem ser usados". O peso máximo da língua e o peso máximo do trailer podem ser encontrados no manual na página 5-132.
Espero que tenha sido útil.
Obrigado!

Attachments

#21 ·
Para mim, eu simplesmente mediria / instalaria um novo sistema de eixo de mola de lâmina com placa de aço de flange de freio incluída de fábrica. Faça compras, pois um novo eixo "com" tambores de freio completos incluídos é frequentemente menos caro do que um eixo com tambores de freio completos comprados separadamente. Ouvi dizer que https://www.etrailer.com/ vende tanto eixos de mola de lâmina novos, cubos de freio de torção e/ou placas de aço de compra separada para flange de freio (se seu soldador local puder soldá-lo corretamente). Para reboques, gosto de mantê-los simples com um sistema de mola de lâmina. Embora o sistema de torção proporcione uma condução muito mais suave...

#22 ·
Olá, eu sou Rocky e sou novo no fórum.
Eu vi muitos fóruns questionando o reboque com o Sorento, com muitas pessoas não encontrando respostas devido aos concessionários não serem úteis. Felizmente, meu revendedor me deu algumas respostas. Para esclarecer, estes são para o Sorento 2016 com um motor V6 classificado para 5000 lbs.

FATO: Se você planeja rebocar algo pesado o suficiente para precisar de freios de reboque, um WDS é altamente recomendado para maior manuseio e segurança. Recomenda-se o uso de um WDS com controle de oscilação embutido em vez de uma barra de oscilação separada.

FATO: Contanto que você reboque dentro dos limites do veículo descritos no manual do proprietário, a garantia cobrirá. NOTA: O peso da língua do reboque deve ser levado em consideração ao calcular o GVWR do veículo de reboque (Sorento). Se o GVWR do seu Sorento for 1100 lbs (como é o meu de 7 lugares) e o peso da língua do seu reboque for 450 lbs, você só tem 650 lbs restantes de capacidade de transporte de pessoas e carga dentro do Sorento. O peso do trailer ainda pode ser de até 5000 lbs.

Mito 3 - Usar um sistema de distribuição de peso pode aumentar o peso do seu trailer e a capacidade de peso da língua em 25%. ERRADO!
FATO: Usar um WDS é o que o leva ao máximo de 5000 lbs. Fazer isso sem um seria muito inseguro e desaconselhável.

FATO: É difícil passar esses fios e pode se tornar uma complicação de garantia se você tiver problemas elétricos futuros no carro, pois essa nova fiação não será coberta por não ser um recurso padrão do carro. A melhor maneira de evitar isso é usar um módulo de controle de freio sem fio, como o Tekonsha Prodigy RF. É mais caro de comprar, mas muito mais fácil de instalar e evita quaisquer futuras questões de garantia. Ele também pode utilizar o plugue de 4 pinos padrão com um simples adaptador de 7 pinos.

Com esses esclarecimentos, também gostaria de adicionar alguns conselhos ou recomendações para reboque em geral, pois as pessoas parecem ter mal-entendidos. Em primeiro lugar, é completamente normal ver RPMs mais altos ao navegar com um trailer. Isso é verdade mesmo em picapes. As RPMs do motor não são a maior preocupação, mas sim a temperatura da transmissão. Em caminhões e algumas vans, existe um modo TOW HAUL, que não está presente no Sorento. No entanto, o SPORT MODE faz algo muito semelhante, pois permite que o motor gire mais alto para evitar que a transmissão tenha que mudar com frequência para cada pequena mudança de inclinação na estrada. É especialmente importante tentar evitar mudar com frequência, pois o Sorento não possui um medidor de temperatura da transmissão. Siga essas considerações e a única coisa que você precisa ficar de olho é a temperatura do seu motor.

Cruzeiro em RPMs mais altos do que descarregados é normal, mas forçar o carro a rebocar um trailer em velocidades mais altas na rodovia NÃO É BOM, e isso é um fato para qualquer veículo de reboque. No modo esportivo, o Sorento permanecerá na rodovia principalmente em 4ª marcha e mostrará aproximadamente 2800 RPM a 90 km/h. Esta é uma ótima velocidade de reboque em terreno plano. Ir mais rápido causará estresse extra no veículo e pior quilometragem de gás... e por quanto ganho? Nesta configuração, você verá melhor do que 20L por 100km de quilometragem de gás. SE VOCÊ ESTIVER COM PRESSA PARA ACAMPAR, VOCÊ ESTÁ DERROTANDO O PROPÓSITO DE ACAMPAR EM PRIMEIRO LUGAR. Além disso, quando você vir uma subida chegando, aumente sua velocidade para ganhar impulso sem mudar (permanecendo em 4ª, não excedendo 100 km/h) e, em seguida, deixando a velocidade diminuir lentamente enquanto você está subindo para tentar chegar ao topo sem mudar para 3ª. Se você tiver uma inclinação longa e íngreme, basta subir a colina a 70 km/h. SE AS PESSOAS ATRÁS DE VOCÊ FICAREM IMPACIENTES TÃO FACILMENTE, SEUS PROBLEMAS FORAM ENRAIZADOS MUITO ANTES DE VOCÊ APARECER. Acampar é para ser relaxante e a experiência de reboque deve ser a mesma. Não deixe que os outros arruínem sua viagem e não destrua seu carro tentando contentar os outros. Além disso, eles provavelmente estão apenas com inveja do seu novo equipamento :p.
Nos Sorento 2016-19, os dois engates disponíveis para este veículo NÃO são classificados para distribuição de peso.

#29 ·
O Sorento é excelente para rebocar seu jet ski até o lago, eu não o usaria para rebocar uma caravana de qualquer tamanho maior do que o tempo que levaria para puxá-la do pátio da concessionária até minha casa. Não é um veículo de reboque e não deve ser usado como tal só porque você pode ou acha que pode.

Não só, na minha opinião, não é seguro fazer reboque pesado com ele, mas também acho que você está preparando sua transmissão para falhar muito prematuramente.

#32 · (Edited)
O Sorento é excelente para rebocar seu jet ski até o lago, eu não o usaria para rebocar uma caravana de qualquer tamanho maior do que o tempo que levaria para puxá-la da concessionária para minha casa. Não é um veículo de reboque e não deve ser usado como tal, só porque você pode ou acha que pode.

Não só, na minha opinião, não é seguro fazer reboque pesado com ele, mas também acho que você está preparando sua transmissão para falhar muito prematuramente.
Poderia, por favor, explicar qual é a base desta afirmação?
Fatos reais ou números do manual oficial? Declarações oficiais do fabricante?
Ou apenas sua opinião baseada em preconceitos infundados / "uma mera afirmação"?

#31 ·
Pode alguém me explicar isto:
Sorento v6 awd 2016-2018: peso máximo da língua (TW): 500 lbs
Sorento v6 awd 2019-2020: pesos máximos da língua (TW): 350 lbs.
Um sistema AWD adiciona peso ao veículo, o que, por sua vez, reduz sua capacidade de reboque.

A única diferença entre estes anos, que EU SEI, é a transmissão de 8 velocidades que começou nos modelos de 2019 e superiores.

#37 ·
Tenho um manual dos EUA, de um EX V6 AWD de 2017 e 2018. O peso na língua é de 350LB e diz que o reboque máximo é de 5.000lb. Mas, dada a experiência e os conselhos de outros lugares, eu nunca tentaria exceder 3.500 lb neste carro, na estrada. Não que ele não pudesse puxar 5.000 lb, mas eu gostaria de parar em uma emergência.

#38 ·
Eu tenho um manual dos EUA, de um EX V6 AWD de 2017 e 2018. O peso na língua é de 350LB, e diz que o reboque máximo é de 5.000lb. Mas, dada a experiência e os conselhos de aqui e de outros lugares, eu nunca tentaria exceder 3.500 lb neste carro, na estrada. Não que ele não pudesse puxar 5.000 lb, mas eu gostaria de parar em uma emergência.
Obrigado! E faz sentido para mim.
Eu concordo com você sobre a limitação de 3500 lb. Mas tenho certeza de que, por uma curta distância e em baixa velocidade, você pode rebocar até 5000 lb com segurança e sem danificar o veículo. E é simplesmente bom saber sobre essa possibilidade e sobre a margem de carga existente, mesmo que você nunca a use, correto?

#48 ·
Então, ainda temos que descobrir por que o Sorento 2016-2018 pode ter 500 libras de peso na língua, enquanto o 2019-2020 pode ter apenas 350 libras.
Eu tenho sido um leitor deste fórum tentando esclarecer este mesmo problema. Li em outros fóruns que a Kia imprimiu incorretamente a classificação de peso na língua no manual. Depois de ligar para o atendimento ao cliente da Kia hoje, confirmei que isso é verdade. O valor de 350 libras é para o modelo V6 FWD, pois ele é classificado apenas para 3500 libras. O modelo V6 AWD é classificado para 5000 libras/500 libras de peso na língua.

#46 ·
Olá, eu sou Rocky e sou novo no fórum.
Eu vi muitos fóruns questionando o reboque com o Sorento, com muitas pessoas não encontrando respostas devido às concessionárias não serem úteis. Felizmente, meu revendedor me deu algumas respostas. Para esclarecer, estes são para o Sorento 2016 com um motor V6 classificado para 5000 libras.
Interessante que você recebeu uma resposta da Kia a favor do uso de WD. Eu tenho andado "por aí" sobre esta questão com a concessionária Kia, Kia Canada e instaladores de engate de RV. Dizem que meu Sorento V6 2019 pode puxar 5.000 libras e, de acordo com o manual, tem um limite de peso de engate de 350 libras. Boa sorte em encontrar um trailer tão pesado com apenas 350 libras de peso na língua. Eu pesquisei sobre WD, pois o manual é omisso sobre WD, mas recomenda anti-oscilação. Duas coisas muito diferentes. A Kia Canada me informou que não comentará sobre WD e disse para consultar especialistas em engate. Os especialistas disseram que não há sistemas WD recomendados para meu Sorento "WD = não". Alguns deles disseram que isso se deve ao design monobloco. A concessionária Kia confidenciou que o veículo não é realmente adequado para reboque "pesado". Então, eu dou voltas em círculos. O teste real é quando eu conectei nosso novo trailer híbrido (3.000 libras e 310 libras de peso na língua), pensei que o SUV ia afundar no chão. E 310 rapidamente se tornou mais de 400 libras quando carregado. Como você sabe, mesmo com a distribuição de peso, você não pode exceder o máximo de 350 libras do Sorento.
Após minha pesquisa, eu realmente não acho que WD seja adequado para o Sorento. A suspensão é muito fraca neste veículo e eles devem parar de promover a capacidade de reboque de 5000 libras sem declarar claramente o limite de peso do engate de 350 libras. Então, troquei meu Sorento por um Nissan Frontier 2019 que tem uma capacidade de reboque de 6300 libras e um limite de peso na língua de cerca de 620 libras. Cuidado com o Sorento. E também tenha cuidado com as respostas informais da Kia. Eles devem atualizar seu manual para declarar claramente sua posição sobre WD.

#50 ·
Nesta primavera, compramos um Sorrento EX+ V6 AWD 2020 por causa da capacidade de reboque de 5000 lbs. Fiquei chocado que ele só tinha um peso na língua de 350 lbs.

Então, pesquisei trailers ultraleves e um trailer de dois eixos chamou minha atenção, um Sonic SN200VML com um peso na língua de 300 lbs e UVW de 4000 lbs ( Sonic SN200VML Travel Trailer | Venture RV ). Também encontrei um trailer menor, Prolite Classic ( Trailer: Classic | Roulottes Prolite ) que tem um peso seco de 2470 lbs e um peso na língua de 240 lbs (fabricado no Canadá).

Depois de ler as várias discussões neste tópico, estou pensando que o Sonic SN200VML levaria o Sorrento aos seus limites máximos assim que água e kit fossem adicionados ao peso. Acho que movê-lo seco para um lote de acampamento sazonal seria bom, mas isso seria demais para viajar pelo Canadá. O que você acha?

Além disso, mostrei os dois para minha esposa por engano e adivinhe qual é a primeira escolha dela... o Sonic.

#52 ·
As diferenças nos anos de modelo podem ser atribuídas a algumas coisas: 1.) A Kia reconheceu muito trabalho de garantia com pessoas que rebocam, então eles diminuíram o limite para ajudar seus clientes a reconhecer um limite superior e/ou para fornecer motivos para recusar o trabalho de garantia (parece improvável, pois é difícil de provar, mas quem sabe). 2.) As molas na parte traseira, entre outros componentes, não são tão substanciais em modelos posteriores? As molas traseiras não parecem ser progressivas e realmente cedem com qualquer tipo de peso, independentemente do ano do modelo.

#53 ·
Olá pessoal Eu quero rebocar um trailer rv com meu Sorento 2018 v6 awd. A Kia diz que pode rebocar 5000 libras. ok tudo bem. Mas o revendedor diz que eu não posso instalar um WDS, um sistema de distribuição de peso !!!!!! O QUÊ???? Como você pode rebocar um trailer de 3500 libras sem um sistema de distribuição de peso?????? Alguém sabe alguma coisa sobre isso????

#55 ·
Olá pessoal
Eu quero rebocar um trailer rv com meu Sorento 2018 v6 awd. A Kia diz que pode rebocar 5000 libras. ok, tudo bem. Mas, o revendedor diz que eu não posso instalar um WDS, um sistema de distribuição de peso!!!!!! O QUÊ???? Como você pode rebocar um trailer de 3500 libras sem um sistema de distribuição de peso??????? Alguém sabe alguma coisa sobre isso????
Basta ler a cadeia de tópicos atual e você obterá a resposta.
Em algumas palavras, resumindo, vejo a seguinte imagem:

1. Os revendedores KIA não recomendam o uso de WDS. Eles forneceram esta recomendação porque:
  • muito preguiçosos para entrar em contato com o fabricante (KIA)
  • não querem assumir a responsabilidade por problemas de reboque.
2. Instaladores e fabricantes de engates marcaram os engates como "Não classificado para uso com sistemas de distribuição de peso" porque:
  • muito preguiçosos para obter as informações corretas do fabricante (da KIA)
  • não querem assumir a responsabilidade por problemas de reboque.
3. A KIA fornece uma resposta de que o Sorento pode ser usado com WDS sem problemas. Já postei sua resposta oficial no pdf anexado nesta thread e não vou repeti-la.
- Aqui está o link: Reboque de 5000 libras com o Sorento - Mitos e fatos
4. Dependendo do ano de fabricação do Sorento, este modelo tem capacidade de reboque e peso de engate diferentes.
- Aqui está o link: Reboque de 5000 libras com o Sorento - Mitos e fatos
5. Se o seu Sorento pode rebocar 5000 lb (por dados técnicos), isso não significa que você pode fazê-lo facilmente...

Sobre o último ponto. Tenho a experiência de rebocar com meu Sorento os diferentes trailers. Na superfície plana, puxei o trailer com cerca de 4000 de peso. Eu não diria que foi muito fácil para o Sorento, mas é possível. Mas esse reboque me mostrou que eu não deveria mais continuar com um trailer tão pesado para o meu Sorento. Mesmo uma pequena colina e eu tive que forçar o motor...

O problema é que eu moro em Alberta e gosto de viajar pelas Montanhas Rochosas. Então, procurei um trailer mais leve. Comprei um muito antigo (BigFoot B17) e uma das razões para isso foi o pequeno peso do trailer: 1875lb. Na realidade, quando carreguei este trailer e peguei uma balança na rodovia, o peso do meu trailer era de cerca de 2300 lb. Mas mesmo com este pequeno peso, quando forcei as montanhas às vezes em subidas, tive que diminuir a velocidade de reboque para 80, às vezes para 70 km/h.

O peso oficial da língua do meu trailer é de 190 lb. Com 2 tanques de propano e bateria, ele sobe para 252 lb. E mesmo com este peso, eu uso WDS, porque sem WDS a parte traseira do veículo desce bem baixo.

Boa sorte!

#54 ·
Olá! Eu sou o Rocky e sou novo no fórum.
Eu vi muitos fóruns questionando o reboque com o Sorento, com muitas pessoas não encontrando respostas devido aos concessionários não serem úteis. Felizmente, meu revendedor me deu algumas respostas. Para esclarecer, estes são para o Sorento 2016 com um motor V6 classificado para 5000 lbs.

FATO: Contanto que você reboque dentro dos limites do veículo descritos no manual do proprietário, a garantia cobrirá. NOTA: O peso da língua do trailer deve ser levado em consideração ao calcular o GVWR do veículo de reboque (Sorento). Se o GVWR do seu Sorento for 1100 lbs (como é o meu de 7 lugares) e o peso da língua do seu trailer for 450 lbs, você só tem 650 lbs restantes de capacidade de transporte de pessoas e carga dentro do Sorento. O peso do trailer ainda pode ser de até 5000 lbs.

Mito 3 - Usar um sistema de distribuição de peso pode aumentar a capacidade de peso do trailer e da língua em 25%. ERRADO!

Mito 4 - Passar fios pelo seu Sorento para freios de trailer é muito caro e pode afetar sua garantia.

Com esses esclarecimentos, eu também gostaria de adicionar alguns conselhos ou recomendações para reboque em geral, pois as pessoas parecem ter mal-entendidos. Em primeiro lugar, é completamente normal ver RPMs mais altos ao navegar com um trailer. Isso é verdade mesmo em picapes. O RPM do motor não é a maior preocupação, mas sim a temperatura da transmissão. Em caminhões e algumas vans, existe um modo TOW HAUL, que não está presente no Sorento. No entanto, o SPORT MODE faz algo muito semelhante, pois permite que o motor gire mais alto para evitar que a transmissão tenha que mudar com frequência para cada pequena mudança de inclinação na estrada. É especialmente importante tentar evitar mudar com frequência, pois o Sorento não possui um medidor de temperatura da transmissão. Siga essas considerações e a única coisa que você precisa ficar de olho é a temperatura do motor.

Cruzeiro em RPMs mais altos do que descarregados é normal, mas forçar o carro a rebocar um trailer em velocidades mais altas na rodovia NÃO É BOM, e isso é um fato para qualquer veículo de reboque. No modo esportivo, o Sorento permanecerá na rodovia principalmente em 4ª marcha e mostrará aproximadamente 2800 RPM a 90 kph. Esta é uma ótima velocidade de reboque em terreno plano. Ir mais rápido causará estresse extra no veículo e pior quilometragem de gás... e por quanto ganho? Nesta configuração, você verá melhor do que 20L por 100km de quilometragem de gás. SE VOCÊ ESTIVER COM PRESSA PARA ACAMPAR, VOCÊ ESTÁ DERROTANDO O PROPÓSITO DE ACAMPAR EM PRIMEIRO LUGAR. Além disso, quando você vir uma subida chegando, aumente sua velocidade para ganhar impulso sem mudar (permanecendo em 4ª, não excedendo 100 kph) e, em seguida, deixando a velocidade diminuir lentamente enquanto você sobe para tentar chegar ao topo sem mudar para 3ª. Se você tiver uma inclinação longa e íngreme, apenas suba a colina a 70kph. SE AS PESSOAS ATRÁS DE VOCÊ FICAREM IMPACIENTES TÃO FACILMENTE, SEUS PROBLEMAS FORAM ENRAIZADOS MUITO ANTES DE VOCÊ APARECER. Acampar é para ser relaxante e a experiência de reboque deve ser a mesma. Não deixe que os outros arruínem sua viagem e não destrua seu carro tentando agradar os outros. Além disso, eles provavelmente estão apenas com inveja do seu novo equipamento :p.
Olá!
Estou enfrentando a mesma enxurrada para meu Sorento 2018 v6 awd. O revendedor, os instaladores de engate, todos me dizem que eu NÃO POSSO colocar WDS. Existe alguém que JÁ fez isso aqui? Sua experiência seria muito apreciada! Obrigado

#56 ·
Em que consiste exatamente o pacote de reboque? As únicas referências que vi a ele dizem respeito à ligação da fiação do reboque atrás do pneu traseiro do motorista. Obviamente, isso não aumentará a capacidade de peso. Outras coisas estão incluídas? Se sim, o fato de você ter a conexão da fiação significa automaticamente que você tem o pacote de reboque?

#57 ·
Em que consiste exatamente o pacote de reboque? As únicas referências que vi a ele dizem respeito à conexão da fiação do trailer atrás do pneu traseiro do motorista. Obviamente, isso não adicionará nenhuma capacidade de peso. Outras coisas estão incluídas? Se sim, o fato de você ter a conexão da fiação significa automaticamente que você tem o pacote de reboque?
Não existe um pacote de reboque real para o Sorento. Existe apenas um engate de reboque e fiação. Agora, se você estiver na Austrália e, muito provavelmente, em qualquer lugar fora do continente... O Sorento e, mais ainda, o Santa Fe têm um pacote de reboque disponível que inclui amortecedores traseiros com nivelamento automático, um controlador de freio embutido e a câmera de ré mostra uma linha onde a bola está direcionada. Como de costume, o resto do mundo recebe as melhores opções e motores a diesel do que nós aqui no hemisfério ocidental.

Além disso, com esse controlador de freio sem fio, você ainda precisa de um chicote de 7 pinos regular e ainda precisará passar um fio de alimentação de volta para ele para carregar a bateria no trailer, a menos que você tenha alguma outra maneira de alimentar os freios no trailer.

#59 ·
Acho que eles estavam a enganá-lo sobre o radiador da transmissão - a falta de um em qualquer configuração foi discutida aqui inúmeras vezes (a menos que tenha sido adicionado para 2020 como parte de um pacote de reboque verdadeiro). Um pacote de reboque real também incluiria suspensão traseira autonivelante e a capacidade de usar um sistema de distribuição de peso.

#60 ·
Todas as transmissões automáticas têm um radiador de transmissão, mas não consigo encontrar nenhuma referência a um radiador adicional para o Sorento de fábrica ou como um acessório de concessionária.

Quanto à suspensão traseira autonivelante, os australianos a têm, não nós aqui no continente ocidental.

#61 ·
Quanto à traseira autonivelante, os australianos a têm, não nós aqui no continente ocidental.
Isso é algo que poderia ser adaptado a uma edição norte-americana? Eu não sabia que a tecnologia existia em algum lugar na linha Sorento - é muito interessante que não seria um pacote de custo extra aqui se eles realmente querem suportar o limite de reboque de 5.000 libras e o peso da língua relacionado.